quarta-feira, 1 de junho de 2011

"LIVRO DO ARTISTA"




Os livros de artista ou livros-objeto não se prendem a padrões de forma ou funcionalidade, extrapolam o conceito livro rompendo as fronteiras comumente atribuídas aos livros de leitura para se assumirem como objetos de arte. São objetos de percepção. Normalmente, são obras raras, muitas vezes únicas, ou com tiragens extremamente reduzidas. Resistem na contramão em relação aos veículos reproduzidos em massa.
No meu livro de artista, que estou construindo e finalizando, através do Curso-oficina de Arte, ministrado pelo artista plástico João Bosco, no Museu Municipal Padre Lima, em Itatiba, estou resgatando parte muito importante da minha história pessoal. Parte que tenho vivido desde 1991, quando fui à Itália pela primeira vez e desde então tem sido um ir e vir que resultou em dez anos de vida naquele país, dos quais sete passados em uma comunidade muito especial, (Latronico-Basilicata) em sua simplicidade, nas tradições populares, ritos de passagem, em seus provérbios, crenças, rituais ligados à vida no campo, à importância do universo feminino, principalmente em meu entendimento pessoal. Através desse livro tenho conseguido expor parte deste universo tão forte, presente, que contagiou minha mente e minhas emoções, como paisagem indelével impressa na alma.
































.

Nenhum comentário:

Postar um comentário